Acompanhe:

Fome assolou Coreia do Norte em 2012, diz agência

Milhares de pessoas podem ter morrido de fome em 2012 numa região produtora de grãos do país

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Trabalhadores norte-coreanos em uma plantação de arroz: segundo especialistas que trabalham na Coreia do Sul, surtos de fome esporádicos são comuns na Coreia do Norte
 (Gerald Bourke/WFP via Getty Images)

Trabalhadores norte-coreanos em uma plantação de arroz: segundo especialistas que trabalham na Coreia do Sul, surtos de fome esporádicos são comuns na Coreia do Norte (Gerald Bourke/WFP via Getty Images)

D
Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às, 08h41.

Seul - Milhares de pessoas podem ter morrido de fome em 2012 numa região produtora de grãos na Coreia do Norte, enquanto o país realizava grandes celebrações pelo centenário de nascimento do pai da pátria, segundo uma agência de notícias sediada no Japão.

Não foi possível verificar imediatamente o teor da reportagem. Surtos de fome esporádicos são comuns na Coreia do Norte, segundo especialistas que trabalham na Coreia do Sul. Em 2011, uma análise da ONU mostrou que cerca de um terço das crianças norte-coreanas estavam subnutridas.

A reportagem da agência Rimjin-gang/ASIAPRESS disse, citando sua apuração no país e relatos de desertores norte-coreanos e pessoas que cruzaram a fronteira, que as províncias de Hwanghae do Norte e do Sul enfrentaram um surto de fome entre janeiro e maio de 2012.

"Aldeias agrícolas na região de Hwanghae e especialmente na província de Hwanghae do Sul desempenham um papel importante como base do fornecimento alimentar não só para o Exército, mas também para trabalhadores urbanos", disse a reportagem, publicada na semana passada.


Ela citava exemplos de agricultores e trabalhadores braçais na região, no sudoeste da Coreia do Norte, segundo os quais "cerca de um décimo" de uma brigada de trabalho de 60 pessoas em uma aldeia havia morrido. Outro caso citado dava conta de uma mortalidade de 30 pessoas a cada mil. "Dizem que isso é 30 vezes mais do que num ano normal", afirmou o texto.

A Rimjin-gang é uma editora independente com sede em Osaka, e que trabalha com jornalistas que informam clandestinamente a partir da Coreia do Norte.

Nenhum morador foi identificado com seu nome completo na reportagem. A agência disse que seus próprios repórteres visitaram a região.

Em novembro de 2012, um relatório do Programa Mundial de Alimentos da ONU estimou que a produção geral de alimentos na Coreia do Norte teria crescido 10 por cento na atual safra, mas ainda assim o país enfrentaria um déficit alimentar de 207 mil toneladas de comida -- algo que a agência da ONU disse ser "o mais baixo (déficit) em muitos anos".

O AlertNet, serviço de notícias humanitárias da Fundação Thomson Reuters, visitou Hwanghae do Sul em outubro de 2011 e viu sinais de subnutrição em orfanatos.

Apesar da melhoria geral na produção alimentícia da Coreia do Norte, a necessidade de alimentar os militares e garantir o abastecimento da capital Pyongyang --"vitrine" do país e base de apoio ao regime --faz com que seja possível que haja surtos regionais de fome que não são noticiados, segundo especialistas.

Últimas Notícias

Ver mais
Rússia impõe na ONU fim do sistema de controle de sanções à Coreia do Norte
Mundo

Rússia impõe na ONU fim do sistema de controle de sanções à Coreia do Norte

Há 5 horas

Chefe de espionagem russa visita Coreia do Norte para falar de segurança
Mundo

Chefe de espionagem russa visita Coreia do Norte para falar de segurança

Há 16 horas

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões
ESG

Ao custo de US$ 1 tri, desperdício de alimentos emite mais CO2 do que aviões

Há um dia

Pequim perde posto de cidade com mais bilionários da Ásia, segundo site; veja ranking
Mundo

Pequim perde posto de cidade com mais bilionários da Ásia, segundo site; veja ranking

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais