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FINEP financia game de conscientização ambiental

Jogo trabalha com incorporação de mudanças nos hábitos de cinco personagens para ensinar sobre conscientização

O jogo 'Missão Triplo R' trabalha com os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 14h34.

São Paulo - O jogo denominado “Missão Triplo R” trabalha com os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar; e um dos grandes desafios do game é incorporar mudanças no hábito dos cinco personagens existentes, e daí promover a conscientização ambiental. Problemas como reduzir os custos ambientais são outros desafios enfrentados pelos jogadores, ou melhor, o Avatar escolhido por eles.

Tatiana Baurel, roteirista e criadora do game afirma “Eu me diverti muito criando este game. É gratificante e prazeroso poder produzir um jogo que reúne informação e diversão”.

Unindo entretenimento e conscientização, a Sambão Produções Inventivas criou o game “Missão Triplo R”. O objetivo do jogo é incorporar mudanças de hábito nos personagens, com as noções de redução, reutilização e reciclagem (daí o triplo R do nome do jogo), promovendo a consciência ambiental.

Criada em 2009 por Tatiana, a Sambão é especializada em projetos e produtos multimídia de cultura e entretenimento. A empresa foi um dos empreendimentos da Incubadora de Jacareí (SP) que teve o projeto contemplado pelo programa Prime da FINEP, que apoia empresas inovadoras com até dois anos de idade. Ela recebeu R$120 mil não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) para ajudar na estrutura de planos de negócio e no desenvolvimento de novos serviços. Além da verba, a FINEP auxilia no processo de produção da empresa, o que para Tatiana é um ponto positivo do edital. “O auxílio dos técnicos que acompanharam o projeto durante um ano foi importante também para a experiência da empresa. O conceito de um gestor para auxiliar no processo é muito importante, pois passamos a nos organizar de verdade, financeiramente e na parte metodológica”, explica.

A ideia de criar um jogo para computador deve-se ao fato de esta ser uma ferramenta de ensino de fácil acesso e que conquista principalmente os jovens. O game é dividido em cinco módulos (juvenil, mídia, privado, público e corporativo) nos quais o jogador assume o papel de um cientista do futuro que se relaciona com um personagem e seu cotidiano. Com o financiamento, o primeiro módulo foi produzido. Neste, o personagem é um jovem universitário. Já no módulo juvenil, o personagem é uma criança na escola.

A empresa agora busca parceiros para criar os outros módulos. O foco principal são empresas e instituições que valorizem e se preocupem com a questão ambiental. “A marca poderá ser exposta de formas diferenciadas em alguns módulos do jogo ou até mesmo podem ser criados módulos customizados”, afirma Tatiana.

De acordo com a Renata Veneziani do portal da prefeitura de Jacareí outra informação que vale ressaltar é que o jogo será gratuito ao usuário. A empresa também pretende firmar parcerias com instituições de ensino para que o jogo seja utilizado na conscientização dos alunos mostrando como as mudanças no comportamento podem influenciar a qualidade de vida de todos. Com informações da FINEP.

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São Paulo - O jogo denominado “Missão Triplo R” trabalha com os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar; e um dos grandes desafios do game é incorporar mudanças no hábito dos cinco personagens existentes, e daí promover a conscientização ambiental. Problemas como reduzir os custos ambientais são outros desafios enfrentados pelos jogadores, ou melhor, o Avatar escolhido por eles.

Tatiana Baurel, roteirista e criadora do game afirma “Eu me diverti muito criando este game. É gratificante e prazeroso poder produzir um jogo que reúne informação e diversão”.

Unindo entretenimento e conscientização, a Sambão Produções Inventivas criou o game “Missão Triplo R”. O objetivo do jogo é incorporar mudanças de hábito nos personagens, com as noções de redução, reutilização e reciclagem (daí o triplo R do nome do jogo), promovendo a consciência ambiental.

Criada em 2009 por Tatiana, a Sambão é especializada em projetos e produtos multimídia de cultura e entretenimento. A empresa foi um dos empreendimentos da Incubadora de Jacareí (SP) que teve o projeto contemplado pelo programa Prime da FINEP, que apoia empresas inovadoras com até dois anos de idade. Ela recebeu R$120 mil não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) para ajudar na estrutura de planos de negócio e no desenvolvimento de novos serviços. Além da verba, a FINEP auxilia no processo de produção da empresa, o que para Tatiana é um ponto positivo do edital. “O auxílio dos técnicos que acompanharam o projeto durante um ano foi importante também para a experiência da empresa. O conceito de um gestor para auxiliar no processo é muito importante, pois passamos a nos organizar de verdade, financeiramente e na parte metodológica”, explica.

A ideia de criar um jogo para computador deve-se ao fato de esta ser uma ferramenta de ensino de fácil acesso e que conquista principalmente os jovens. O game é dividido em cinco módulos (juvenil, mídia, privado, público e corporativo) nos quais o jogador assume o papel de um cientista do futuro que se relaciona com um personagem e seu cotidiano. Com o financiamento, o primeiro módulo foi produzido. Neste, o personagem é um jovem universitário. Já no módulo juvenil, o personagem é uma criança na escola.

A empresa agora busca parceiros para criar os outros módulos. O foco principal são empresas e instituições que valorizem e se preocupem com a questão ambiental. “A marca poderá ser exposta de formas diferenciadas em alguns módulos do jogo ou até mesmo podem ser criados módulos customizados”, afirma Tatiana.

De acordo com a Renata Veneziani do portal da prefeitura de Jacareí outra informação que vale ressaltar é que o jogo será gratuito ao usuário. A empresa também pretende firmar parcerias com instituições de ensino para que o jogo seja utilizado na conscientização dos alunos mostrando como as mudanças no comportamento podem influenciar a qualidade de vida de todos. Com informações da FINEP.

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