Mundo

Fine Gael vencerá eleições gerais na Irlanda, diz pesquisa

Segundo a pesquisa, publicada pelo "The Irish Times", partido governante terá o pior resultado de sua história

Enda Kenny, líder do Fine Gael: partido irlandês aparece com 33% na pesquisa (Divulgação/Partido Popular Europeu)

Enda Kenny, líder do Fine Gael: partido irlandês aparece com 33% na pesquisa (Divulgação/Partido Popular Europeu)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2011 às 09h30.

Dublin - O principal partido da oposição na Irlanda, o conservador Fine Gael (FG), vencerá as próximas eleições gerais, previstas para 25 de fevereiro, enquanto o governante Fianna Fáil (FF) obterá o pior resultado de sua história.

A previsão é de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo jornal "The Irish Times" realizada pela empresa "Ipsos MRBI" entre 1 mil pessoas, às quais perguntou em que partido votariam se a eleição fosse amanhã.

Excluindo os indecisos, o FG de Enda Kenny alcançaria 33% de apoio, três pontos mais que na pesquisa de dezembro, e o Partido Trabalhista, possível sócio dos conservadores no próximo Governo, obteria 24%, um ponto menos.

Apesar de o ex-ministro de Assuntos Exteriores, Michéal Martin, ter substituído na semana passada o primeiro-ministro, Brian Cowen, como líder do FF, a formação hegemônica irlandesa vê rebaixada suas intenções de voto em dois pontos, até 15%.

Caem até 12% e 1%, três e um ponto menos, respectivamente, o Sinn Féin de Gerry Adams, antigo braço político do inativo IRA, e o Partido Verde, membro do FF desde 2007 até a semana passada, quando se retirou do Governo pelas gestão de Cowen da crise econômica.

Por contra, cresce quatro pontos entre o eleitorado a opção dos candidatos "independentes e outros", que alcançariam 15% dos votos.

Entre os líderes mais cotados, o trabalhista Eamon Gilmore se mantém, sem mudanças, à frente com relação à pesquisa anterior, com 44% de apoio, seguido por Kenny (30, sete pontos mais), Adams (27, um ponto menos), Martin (25) e pelo ecologista John Gormley (15, dois pontos mais).

Embora não se apresente ao pleito, o pior cotado é Brian Cowen, cujo trabalho como "Taoiseach" (primeiro-ministro) é aprovada por 8% do eleitorado, seis pontos a menos, a nota mais baixa atingida por um chefe de Governo desde que a empresa "Ipsos MRBI" começasse em 1982 a fazer pesquisas para a publicação.

O nível de "satisfação" dos entrevistados com relação ao Governo também alcança mínimos históricos, pois só 4%, ponto menos, está de acordo com sua gestão.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaIrlandaOposição políticaPiigs

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia