O ex-presidente iraniano Akbar Hachemi Rafsandjani: seus filhos são acusados pelas autoridades de participarem dos protestos de 2009, contra a reeleição de Ahmadinejad (Behrouz Mehri/AFP)
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2012 às 13h44.
Teerã - As autoridades iranianas detiveram o filho do ex-presidente Akbar Hachemi Rafsandjani em sua volta nesta segunda-feira da Grã-Bretanha, dois dias depois da prisão de sua irmã, informou a agência oficial Irna.
O Irã havia emitido uma ordem de captura contra ele em 2010.
No sábado, a irmã de Mehdi Hachemi, Faezeh Hachemi, foi presa para cumprir uma pena de seis meses por "propaganda contra o regime". Esta pena, ditada no início do ano, não havia sido executado até então.
Os dois irmãos são acusados pelas autoridades de envolvimento nas manifestações de 2009, desencadeadas pela reeleição de Mahmud Ahmadinejad para um segundo mandato de presidente, em eleições denunciadas como fraudulentas pela oposição.
Seu pai, um influente dignitário que presidiu o Irã de 1989 a 1997, é um moderado atualmente marginalizado pelos defensores do conservadorismo dentro do regime iraniano.