Joaquin Guzman, o "El Chapo": um dos maiores e mais temidos traficantes do mundo (Reuters)
Diogo Max
Publicado em 27 de setembro de 2015 às 17h43.
São Paulo – Joaquin “El Chapo” Guzman fugiu da prisão de segurança máxima no México em meados de julho, em um plano de fuga espetacular.
Seu paradeiro era (ou continua sendo) desconhecido. Explica-se a contradição: os filhos do traficante mais procurado do mundo andam usando o Twitter para publicar uma foto com o pai.
Em agosto, um post relacionado a uma conta, que alguns acreditam pertencer a Alfredo Guzman, um dos filhos de El Chapo, diz: "satisfeito aqui, vocês já sabem com quem" e mostra a seguinte foto, coberta com emoticons -- o tuíte já foi apagado:
A localização do tuíte mostrava Costa Rica, como conta o site Business Insider. E aí começou a discussão.
Não estava claro se o filho de El Chapo revelara sem querer onde seu pai esteve ou se essa era uma atitude deliberada de enganar as autoridades mexicanas.
Em entrevista à rede de televisão CNN, um porta-voz do governo da Costa Rica afirmou que o local mencionado no tuíte pode ser uma cidade localizada no estado de Sinaloa, no próprio México.
Já o governo mexicano disse que estava ciente da fotografia.
Quase um mês depois, uma outra conta no Twitter, que suspostamente é de Ivan Guzman, outro filho do traficante, postou a mesma foto, sem os emoticons que cobriam os rostos.
Na foto, está escrito, ironicamente: "Aqui está o seu Chapo Guzman".