Mundo

FBI compara ataque a ações anteriores da Coreia do Norte

A Polícia Federal americana responsabilizou a Coreia do Norte pelo ciberataque à Sony, comparando-o a episódios anteriores


	Logotipo da Sony: outras ações de ciberpirataria foram diretamente atribuídos a Pyongyang
 (Toru Hanai/Reuters)

Logotipo da Sony: outras ações de ciberpirataria foram diretamente atribuídos a Pyongyang (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 19h03.

Washington - O FBI (a Polícia Federal americana) responsabilizou a Coreia do Norte pelo ciberataque contra os estúdios Sony Pictures Entertainment (SPE), comparando-o a episódios anteriores de ciberpirataria diretamente atribuídos a Pyongyang.

Seguem abaixo os três elementos que alimentaram as conclusões do FBI, apresentados em seu comunicado à imprensa divulgado nesta sexta-feira:

- uma análise técnica do programa pirata que apaga os dados utilizados no ataque "revelou nexos" com outro programa pirata que "o FBI sabe que foi desenvolvido pelos norte-coreanos". A polícia mencionou, principalmente, "similaridades" nas linhas de codificação específicas, encriptação de algoritmos e métodos de eliminação de dados;

- o FBI observou "superposições importantes" entre as infraestruturas desses ataques e as utilizadas em outros diretamente atribuídos pelo governo americano a Pyongyang. A Polícia Federal americana descobriu, por exemplo, vários endereços IP - números de identificação do computador conectado à Internet - associados a infraestruturas norte-coreanas conhecidas, que estavam inscritos nos códigos dos programas de eliminação de dados utilizado no ataque à Sony.

- os instrumentos usados no ataque à SPE apresentam "similaridades" com o ciberataque realizado em março de 2013 contra bancos e veículos de comunicação da Coreia do Sul, que foi realizado pela Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasIndústria eletroeletrônicaCoreia do NorteÁsiaSonyHackersFBI

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha