Mundo

Farc afirmam que EUA mentem sobre narcotráfico

Comunicado de imprensa destaca que Washington "tem feito vista grossa para o comércio internacional de drogas para desestabilizar governos legítimos"


	Soldados das Farc: "É contraditório que, enquanto o presidente Obama expressa apoio ao processo (de paz), os porta-vozes do Departamento de Estado atuam contra essa finalidade", diz líder (Serdechny / Wikimedia Commons)

Soldados das Farc: "É contraditório que, enquanto o presidente Obama expressa apoio ao processo (de paz), os porta-vozes do Departamento de Estado atuam contra essa finalidade", diz líder (Serdechny / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 12h50.

A guerrilha das Farc afirmou nesta quinta-feira que o governo colombiano está "confuso" em relação à criação de uma comissão da verdade sobre o conflito armado, e disse que os Estados Unidos "mentem" sobre o tráfico de drogas e dificultam o processo de paz.

"O governo dos Estados Unidos não ajuda para o processo de reconciliação da Colômbia com as suas falsas representações dos fatos sobre a questão do narcotráfico que está sendo discutido nas negociações de paz" de Havana, declarou o negociador-chefe das Farc, Ivan Márquez.

"É contraditório que, enquanto o presidente (Barack) Obama expressa apoio ao processo (de paz), os porta-vozes do Departamento de Estado atuam contra essa finalidade", oferecendo recompensas para a captura dos líderes das Farc, acrescentou Marquez.

O Departamento de Estado americano oferece, de fato, em seu site uma recompensa de cinco milhões de dólares pelo líder das Farc Timoleon Jimenez "Timoshenko" e outros líderes, incluindo delegados da paz, enquanto Bogotá dialoga com a guerrilha por não considerá-la uma organização de tráfico de drogas.

"Os Estados Unidos mentem", afirma a guerrilha em um comunicado de imprensa, que também destaca que Washington "tem feito vista grossa para o comércio internacional de drogas para desestabilizar governos legítimos".

Além disso, Marquez declarou que o governo colombiano está "confuso" sobre a comissão da verdade sobre o conflito armado que já dura meio século. Os dois lados apoiam a iniciativa, mas discordam sobre suas responsabilidades e o momento da sua criação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaEstados Unidos (EUA)FarcPaíses ricosTráfico de drogas

Mais de Mundo

Inspetor de Segurança Nacional abre investigação sobre Serviço Secreto por ataque a Trump

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Mais na Exame