Mundo

Faixa de Gaza está ameaçada de "colapso total", diz ONU

O enviado especial da ONU considerou que é chave a restauração do poder da Autoridade Palestina neste território

Gaza: o Hamas tomou o poder em Gaza em 2007 (Getty/Getty Images)

Gaza: o Hamas tomou o poder em Gaza em 2007 (Getty/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 21h00.

O enviado especial da ONU no Oriente Médio, Nickolay Mladenov, advertiu nesta terça-feira (30) que a Faixa de Gaza, submetida a um bloqueio por parte de Israel, está à beira "de um colapso total".

Mladenov considerou que é chave a restauração do poder da Autoridade Palestina neste território, atualmente controlado por islamitas do Hamas, para evitar um desastre.

O Hamas tomou o poder em Gaza em 2007 depois de uma luta contra o Fatah, que domina a Autoridade Palestina.

Sem esta transferência de poderes, "Gaza corre o risco de explodir de novo, de forma ainda mais violenta e mortal que no passado", advertiu Mladenov durante uma conferência anual do instituto israelense para estudos de segurança nacional em Tel-Aviv.

A Faixa de Gaza foi cenário de três guerras entre Israel e os grupos armados palestinos desde 2008. Este enclave vive afetado por conflitos, pobreza, desemprego, penúria econômica, falta d'água e energia elétrica, e os bloqueios de parte de Israel e Egito.

Os Estados Unidos anunciaram em janeiro a suspensão de um desembolso de 65 milhões de dólares à agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), e outros 45 milhões de dólares em ajuda alimentar.

"Costumo dizer publicamente, em reuniões do Conselho de Segurança e em outros contextos, que nos encontramos em meio a uma crise humanitária maior", disse Mladenov.

O enviado especial da ONU insistiu em que a situação atual está "à beira de um colapso total dos sistemas de Gaza, com um colapso total da economia, com as consequentes implicações de segurança para os serviços sociais, políticos e humanitários", disse.

Mladenov afirmou que descreverá este cenário preocupante em uma reunião do Comitê de Ligação Ad Hoc (AHLC) de assistência aos palestinos, que será celebrada em Bruxelas nesta quarta-feira.

Representantes israelenses, palestinos e alguns ministros das Relações Exteriores árabes irão para a reunião, segundo Mladenov.

O premiê palestino, Rami Hamdallah, assistirá ao encontro, segundo um comunicado da Autoridade Palestina.

Acompanhe tudo sobre:Autoridade PalestinaFaixa de GazaONU

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos