Exame Logo

Exposição bate recorde ao receber mais de 281 mil visitantes

Exposição que reuniu obras do impressionismo em museu de Paris recebeu 281.416 visitantes entre 13 de fevereiro e 6 de julho

Paris, França: este é um recorde de público para essa pinacoteca (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 13h25.

Paris - A exposição Les Impressionnistes en Privé (Os Impressionistas em Privado, em livre tradução), que reuniu uma centena de obras de professores do impressionismo no Museu Marmottan Monet de Paris , recebeu 281.416 visitantes entre 13 de fevereiro e 6 de julho, informaram nesta quinta-feira seus organizadores.

Trata-se de um recorde de público para essa pinacoteca, inaugurada ainda em 1934.

Veja também

O recorde anterior, registrado em 2012, era de uma mostra dedicada à pintora impressionista Berthe Morisot, que recebeu 197 mil visitantes.

Os Impressionistas em Privado, exposição que fazia parte das celebrações do 80º aniversário do museu, apresentava cerca de 80 quadros e 20 esculturas de mestres como Cézanne, Degas, Monet, Renoir, Sisley e outros grandes impressionistas.

Como a maioria das obras presentes veio de coleções particulares de diferentes países, muitas delas foram expostas pela primeira vez aos franceses, o que acentuava o interesse em torno desta mostra.

Em comunicado, os responsáveis do museu anteciparam que a comemoração do 80º aniversário da pinacoteca se estenderá até o próximo dia 18 de setembro, com a inauguração de uma exposição dedicada exclusivamente à tela "Impressão, nascer do sol" (1872), de Claude Monet, que deu nome ao movimento impressionista.

O museu Marmottan Monet se transformou em um "importante centro do impressionismo" graças às doações de envergadura realizadas por colecionadores e descendentes de artistas, sendo "depositário do primeiro fundo mundial de obras de Claude Monet e Berthe Morisot".

A pinacoteca se encontra no distrito XVI de Paris, no extremo oeste da capital e junto ao Bosque de Boulogne, onde ocupa um antigo pavilhão de caça comprado por Jules Marmottan em 1882.

Acompanhe tudo sobre:ArteEuropaExposiçõesFrançaMetrópoles globaisMuseusParis (França)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame