Mundo

Explosões em Bagdá deixam ao menos 38 mortos

Oito das 10 explosões ocorreram em bairros de maioria xiita, mas também houve explosão em uma área mista e outra no bairro predominantemente sunita

Homem olha para um carro pegando fogo no local de um ataque a bomba em Bagdá, no Iraque (Ahmed Saad/Reuters)

Homem olha para um carro pegando fogo no local de um ataque a bomba em Bagdá, no Iraque (Ahmed Saad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 13h12.

Bagdá - Bombas explodiram em diferentes pontos da capital iraquiana, Bagdá, nesta segunda-feira, matando pelo menos 38 pessoas, informou a polícia.

Oito das 10 explosões ocorreram em bairros de maioria xiita, mas também houve explosão em uma área mista e outra no bairro predominantemente sunita de Doura.

No ataque mais violento, um carro-bomba estacionado explodiu em uma rua comercial em Husseiniya, matando cinco pessoas, informou a polícia. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelos ataques.

Insurgentes sunitas, incluindo a Al Qaeda, têm recuperado força este ano em uma campanha para desestabilizar o governo xiita do Iraque e fomentar conflitos étnicos.

Mais de 6.000 pessoas foram mortas em todo o país este ano, de acordo com o grupo de monitoramento Iraq Body Count, revertendo um declínio na violência sectária que atingiu seu clímax em 2006-07.

A guerra civil na vizinha Síria aumentou a pressão sobre o delicado equilíbrio sectário no Iraque, que já enfrentava instabilidade devido a rixas políticas entre sunitas, xiitas e curdos.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaExplosõesIraqueIslamismoSíriaSunitasTerrorismoXiitas

Mais de Mundo

Oposição venezuelana denuncia 'obstáculos' para credenciar fiscais eleitorais

Macron se recusa a nomear candidata da esquerda a primeira-ministra na França

Em primeiro comício desde saída de Biden, Kamala afirma que seu governo será 'do povo'

Capitólio dos EUA se blinda contra possíveis protestos durante visita de Netanyahu

Mais na Exame