Mundo

Explosão danifica banheiro em polêmico santuário japonês

A polícia está investigando uma possível ligação com extremistas, informou a mídia japonesa

Local de explosão no Japão: o Santuário Yasukuni é considerado um símbolo do passado militarista (REUTERS/Kyodo)

Local de explosão no Japão: o Santuário Yasukuni é considerado um símbolo do passado militarista (REUTERS/Kyodo)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 09h00.

Tóquio - Uma explosão nesta segunda-feira no controverso santuário de Yasukuni, dedicado aos mortos japoneses na Segunda Guerra Mundial, em Tóquio, danificou o teto de um banheiro público perto de uma entrada, mas não deixou feridos, disse a polícia.

O incidente ocorreu enquanto mais de 100 pessoas estavam reunidas no santuário para um ritual da colheita, celebrando o dia de Ação de Graças pelo Trabalho, um feriado no país, mas a cerimônia prosseguiu.

O Santuário Yasukuni é considerado um símbolo do passado militarista do Japão, por isso as visitas de políticos japoneses ao local provocam protestos da China e da Coreia do Sul, onde a memória da ocupação e colonialismo japonês antes e durante a Segunda Guerra Mundial causa revolta.

As autoridades não disseram o que provocou a explosão, mas a polícia está investigando uma possível ligação com extremistas, informou a mídia japonesa.

A explosão deixou um buraco de 30 centímetros no teto do banheiro masculino, segundo a emissora pública de televisão NHK. Os investigadores encontraram pilhas e fios, levantando suspeitas de que possam ter sido parte de um dispositivo detonador.

A polícia recebeu uma chamada às 10h (23h de domingo em Brasília) de uma pessoa que ouviu a explosão e viu fumaça dentro do banheiro, perto da principal porta de entrada do santuário, disse um oficial da polícia à Reuters, sem dar mais detalhes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoMetrópoles globaisPaíses ricosPoliciaisTóquio

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano