Mundo

Exército do Iraque controla prédios da Universidade de Mosul

A Universidade de Maan era a segunda maior do país até 2014, quando passou a ficar sob controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI)

Iraque: as forças especiais conseguiram ocupar o Instituto e a Faculdade de Tecnologia, assim como vários edifícios administrativos (Azad Lashkari/Reuters)

Iraque: as forças especiais conseguiram ocupar o Instituto e a Faculdade de Tecnologia, assim como vários edifícios administrativos (Azad Lashkari/Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 14h51.

Erbil - Forças Antiterroristas do Exército do Iraque entraram nesta sexta-feira na Universidade de Mosul, no leste da cidade, e tomaram o controle de vários edifícios, disse à Agência Efe o comandante desta unidade, o general Maan al Saadi.

A Universidade de Maan era a segunda maior do país até 2014, quando passou a ficar sob controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Saadi explicou que as forças especiais conseguiram ocupar o Instituto e a Faculdade de Tecnologia, assim como vários edifícios administrativos, sobre os quais içaram a bandeira iraquiana.

Além disso, ele afirmou que as tropas continuam o avanço em meio a duros combates, nos quais pelo menos 19 jihadistas morreram , entre eles dois suicidas.

Os soldados das forças especiais também detonaram dois carros-bomba com os quais os combatentes do EI pretendiam atacá-los.

Poucas horas antes, o Exército iraquiano tomou o controle da sede do governo da província de Ninawa, no centro da cidade de Mossul, informou a Efe outra fonte militar, o comandante das Operações Conjuntas, o general Abdelamir Yarala. EFE

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueMortes

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU