Mundo

Executivos imobiliários irão liderar plano de obras de Trump

Eles irão comandar um novo conselho que irá monitorar os gastos para melhorar estradas e pontes e realizar outras obras públicas no país

EUA: a equipe de Trump disse que o investimento em infraestrutura iria ajudar a estimular o emprego e o crescimento econômico nos EUA (Carlo Allegri/Reuters)

EUA: a equipe de Trump disse que o investimento em infraestrutura iria ajudar a estimular o emprego e o crescimento econômico nos EUA (Carlo Allegri/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2017 às 17h34.

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja nomear dois executivos do setor imobiliário, Richard LeFrak e Steven Roth, para comandar um novo conselho que ele criará para monitorar os gastos em seu plano proposto de cerca de US$ 1 trilhão para melhorar estradas e pontes e realizar outras obras públicas no país.

Em entrevista na sexta-feira ao Wall Street Journal, Trump disse que convidou os dois executivos, que ele conhece há décadas, para monitorar o conselho de 15 ou 20 construtores e engenheiros.

"Eles são profissionais", comentou o presidente eleito. "Isso é o que eles fazem. Toda a vida deles, eles constroem. Eles constroem mais barato que o orçado, antes do prazo."

Trump disse que havia acabado de se reunir com Roth e LeFrak. "Eles já concordaram" em fazer parte da iniciativa, segundo o empresário republicano.

LeFrak é um amigo próximo de Trump e é conhecido por projetos muito planejados, como o LeFrak City, no Queens, em Nova York, na comunidade de Newport, em Nova Jersey. Roth é presidente e executivo-chefe da Vornado Realty Trust, uma grande trust de investimentos no setor imobiliário.

Porta-vozes de ambos não quiseram comentar o assunto.

Trump prometeu na campanha um programa de quase US$ 1 trilhão em infraestrutura, ao argumentar que o país precisa reconstruir rodovias e pontes com problemas, expandir redes de telecomunicação e reparar sistemas antigos de abastecimento de água.

A equipe de Trump disse que o investimento em infraestrutura iria ajudar a estimular o emprego e o crescimento econômico nos EUA.

A abordagem voltada para uma proximidade com o setor privado no plano, porém, é vista com ceticismo pelos democratas e por alguns republicanos que mostraram preocupações sobre a possibilidade de custos altos nessa empreitada. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpEleições americanas

Mais de Mundo

Enchentes deixam mais de mil mortos na Indonésia

Israel diz que matou comandante do Hamas em ataque na Faixa de Gaza

Ligações com Lula e alívio tarifário precederam fim de sanções a Moraes

Como psicodélicos uniram democratas e republicanos no Senado dos EUA