Mundo

Ex-presidente chileno Ricardo Lagos defende descriminalização das drogas

Lagos acredita que "a guerra contra as drogas está sendo perdida"

Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile (Antonio Milena/Agência Brasil)

Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile (Antonio Milena/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2012 às 17h13.

Santiago - O ex-presidente do Chile Ricardo Lagos disse que defende a descriminalização do consumo de drogas se esta questão for uma política comum dos países sul-americanos.

'A guerra contra as drogas está sendo perdida, é preciso buscar novas alternativas', disse Lagos em entrevista publicada neste sábado no jornal chileno 'La Tercera'.

Lagos disse que o tema das drogas não é uma questão de política interna e não será solucionado de forma isolada, 'pois se um país resolver o problema individualmente e não num contexto global, futuramente irá fracasssar'.

Segundo Lagos, durante 40 anos o consumo, produção e tráfico foram combatidos e a guerra está sendo perdida, 'por isso é urgente discutir que cenários futuros esperamos'.

Em sua defesa de uma ação global contra o problema, Lagos citou como exemplo a política de drogas da Holanda, que iniciou uma campanha para combater o consumo de maconha por turistas.

Lagos afirmou que há maneiras de se combater a drogas e disse que uma delas é despenalização. Segundo o ex-presidente, é possível conceber a maconha ser tratada como o tabaco e que comercializá-la não seja considerado crime, mas apenas se 'toda América do Sul fizer isso, porque caso contrário' o país que adotar essa postura se tornará num 'paraíso da droga'.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDrogas

Mais de Mundo

Oposição da Venezuela convoca protestos para véspera da posse de Maduro

Diplomação de Donald Trump acontece no Congresso dos EUA nesta segunda

Biden sanciona lei para aumentar benefícios do Seguro Social nos EUA

Aliado de Maduro é confirmado como presidente do Parlamento na Venezuela