Mundo

Ex-ministra da Economia argentina é condenada por corrupção

Felisa Miceli foi novamente condenada a três anos de prisão por corrupção, no episódio em que escondeu, em 2007, uma bolsa com milhares de dólares


	A ex-ministra da Economia argentina, Felisa Miceli: Miceli ocupou a pasta da Economia durante o governo de Néstor Kirchner (2003/2007)
 (Brendan Smialowski)

A ex-ministra da Economia argentina, Felisa Miceli: Miceli ocupou a pasta da Economia durante o governo de Néstor Kirchner (2003/2007) (Brendan Smialowski)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 20h00.

A ex-ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli, foi novamente condenada nesta segunda-feira a três anos de prisão por corrupção, no episódio em que escondeu, em 2007, uma bolsa com milhares de dólares em seu gabinete.

Miceli, que ocupou a pasta da Economia durante o governo de Néstor Kirchner (2003/2007), se livrou de ir para atrás das grades porque a lei argentina determina que o cumprimento efetivo da pena só ocorre quando ela for superior a três anos, segundo a decisão divulgada pelo Centro de Informação Judicial (CIJ).

A ex-funcionária, de 62 anos, foi condenada a três anos e meio de prisão por outro tribunal, mas apelou da decisão. A partir de agora, Miceli pode ser presa caso seja condenada por outro delito.

Segundo o CIJ, vinculado à Suprema Corte do país, o Tribunal Oral Federal 1 também determinou que Miceli não poderá ocupar cargos públicos por seis anos.

Miceli foi condenada por ter guardado no banheiro de seu gabinete do ministério da Economia 31.730 dólares e 100.000 pesos (agora US$ 11.300) em espécie, que ela atribuiu a uma operação imobiliária pessoal.

Por isso, a funcionária renunciou ao cargo em 16 de julho de 2007, cinco meses antes da finalização do mandato de Néstor Kirchner.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaArgentina

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos