Mundo

Ex-comandante do Exército turco acusado de golpe

Ilker Basbug foi detido nesta sexta-feira sob a acusação de integrar uma organização terrorista suspeita de querer derrubar o governo islamita-conservador

O general da reserva Ilker Basbug: esta é a primeira vez que um ex-comandante do Exército é preso (Adem Altan/AFP)

O general da reserva Ilker Basbug: esta é a primeira vez que um ex-comandante do Exército é preso (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2012 às 09h00.

Istambul - O general da reserva Ilker Basbug, ex-comandante do Estado-Maior das Forças Armadas turcas, foi colocado em prisão preventiva nesta sexta-feira, sob a acusação de integrar uma organização terrorista suspeita de querer derrubar o governo islamita-conservador, anunciou a agência Anatolia.

"O 26º comandante do Estado-Maior da República turca lamentavelmente foi colocado em prisão preventiva por ter pertencido e dirigido uma organização terrorista e tentado derrubar o governo", declarou Ilkay Sezer, advogado do militar, segundo a mesma agência.

Nos últimos anos, dezenas de oficiais - da ativa e da reserva - foram detidos em investigações de supostos complôs contra o governo, mas esta é a primeira vez que um ex-comandante do Exército é preso.

Na quinta-feira, o general Ilker Basbug, que deixou o Estado-Maior e passou à reserva em 2010, foi convocado pelo Ministério Público de Istambul como suspeito em uma investigação sobre uma campanha destinada a desacreditar o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder).

A investigação segue pistas de denúncias sobre a criação de sites para difundir propaganda contra o governo e para desestabilizar a Turquia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaJustiçaOposição políticaPolíticaPrisõesTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque