WikiLeaks poderá vazar a lista com suspeitos de evasão fiscal de banco suíço (Joe Raedle/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 05h21.
Madri - Um ex-banqueiro suíço anunciou que nesta segunda-feira entregará ao WikiLeaks cerca de 2.000 nomes de titulares de contas correntes no estrangeiro e suspeitos de evasão fiscal, segundo publica o jornal suíço "Der Sonntag".
Rudolf Elmer, que foi demetido do banco privado Julius Baer em 2002, oferecerá a informação contida em dois discos compactos durante uma entrevista coletiva em Londres e na quarta-feira será julgado na Suíça por violar as regras do sigilo bancário.
Os discos contêm os nomes, transações e detalhes das contas correntes de cerca de 2.000 clientes de bancos que enviaram seu dinheiro ao estrangeiro para obter benefícios fiscais, indicou o joral suíço.
"Os documentos mostram que (os clientes) se escondem por trás do sigilo bancário e que, possivelmente, o fazem para evitar impostos", afirma na entrevista o ex-banqueiro.
"Entre os clientes aparecem grandes homens de negócios, artistas e cerca de 40 políticos", assegura Elmer.
No entanto, a informação não aparecerá de maneira imediata na internet. "O WikiLeaks verificará os dados e se se trata realmente de evasão fiscal, os publicará depois", explicou Elmer.