Mundo

Europa vê EUA como ameaça global

Pesquisa de opinião revela que política externa americana ainda provoca desconfiança entre europeus

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Apesar do esforço do presidente George W. Bush em melhorar as relações transatlânticas desde que iniciou seu segundo mandato, os europeus permanecem profundamente desconfiados em relação à política externa dos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa de opinião elaborada pela empresa Harris e divulgada às vésperas da última visita de Bush à Europa, nesta semana, 36% dos entrevistados identificam os EUA como a maior ameaça à estabilidade global.

A pesquisa, conduzida em parceria com o jornal Financial Times, entrevistou 5 mil pessoas no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália e na Espanha. Entre os que responderam às perguntas, 30% citaram o Irã como maior ameaça à estabilidade global. Outros 18% escolheram a China.

Segundo o diretor do Centro Francês sobre os EUA, Guillaume Parmentier, pesquisas como essa refletem a prolongada má-vontade provocada pela invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA. Conforme Parmentier, o resultado tende a obscurecer, no entanto, a crescente melhora na cooperação entre EUA e Europa em várias questões, como Líbano, Afeganistão e Irã.

Durante o encontro entre EUA e União Européia nesta quarta-feira, em Viena, Bush deverá pressionar pelo pagamento dos bilhões de dólares em ajuda financeira prometidos pela Europa para o Iraque e o Afeganistão. Os líderes europeus, por sua vez, deverão pressionar o presidente americano pelo fechamento do campo de detenção de prisioneiros mantido pelos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba. O relatório final do encontro deverá estabelecer princípios para cooperação estratégica em assuntos relacionados à segurança energética.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame