Mundo

Europa começa a reabrir gradualmente seu espaço aéreo

Autoridades europeias preveem que entre 40% e 45% dos aviões consigam decolar nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Bruxelas - Começou na manhã desta terça-feira a reabertura gradual do espaço aéreo europeu, e as autoridades preveem que entre 40% e 45% dos aviões consigam decolar.

Países como Bélgica, França, Suíça e Itália já estão retomando progressivamente o tráfego aéreo, após a interrupção pela nuvem de cinza procedente do vulcão islandês.

Na Bélgica, está prevista a aterrissagem do primeiro voo desde o fechamento total de seu espaço aéreo às 05h15 (de Brasília), segundo um porta-voz do aeroporto de Zaventem, que também indicou que os aeroportos do país funcionarão com 50% de sua capacidade na terça.

Outros países como França, Suíça e Itália já estão retomando o tráfego aéreo progressivamente, enquanto o Reino Unido pretende fazê-lo também esta manhã, embora a detecção de uma nova nuvem de cinza que viaja em direção ao país tenha feito com que a situação fique incerta.

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) definirá ainda nesta terça uma região na qual ficará proibido voar até que diminua o nível de concentração de cinza vulcânica.

A Eurocontrol estabelecerá também um segundo espaço onde a presença destas partículas é sensivelmente menor, e por isso os países poderão decidir se autorizam ou não a retomada dos serviços aéreos.

Por último, uma terceira zona incluirá os países nos quais não tenham sido detectados riscos de contaminação e, portanto, sem motivos para fechar o espaço aéreo.

Com esta medida, estipulada na segunda-feira pela a Comissão Europeia e os ministros de Transporte da União Europeia (EU), espera-se que decolem na terça e na quarta entre 10% e 15% mais voos na Europa, após 30% registrados na segunda.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoEuropaSetor de transporteTransportesUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia