Mundo

Europa aplaude reforma dos EUA

O comissário europeu de Mercado Interno, Michel Barnier, prometeu que Europa seguirá o mesmo caminho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O comissário europeu de Mercado Interno, Michel Barnier, mostrou satisfação pela histórica reforma financeira aprovada nos Estados Unidos e prometeu que a Europa também terá a sua. Ele garantiu que a Europa vai contribuir para tornar mais sólido o sistema financeiro americano e internacional.

Com a aprovação da reforma no Senado, os Estados Unidos avançam para pôr em prática os compromissos que as principais potências industriais e emergentes assumiram no G-20 (grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes).

Barnier disse que a Europa também avança rapidamente na aplicação dos compromissos e ressalta a importância de o exemplo ser aplicado em nível internacional.

As instituições da União Europeia (UE) acabam de adotar uma importante reforma das regras prudenciais do setor financeiro e dos sistemas de remuneração de diretores nos bancos.

Além disso, a Comissão Europeia apresentou, nesta semana, várias propostas para proteger melhor os depositantes e investidores e supervisionar mais de perto as agências de classificação de risco.

Em sua nota, o comissário europeu expressou confiança em que essas negociações possam ser concluídas, no máximo, até setembro.

A Comissão Europeia antecipou ideias para a criação na Europa de fundos de resolução que contribuam para custear os gastos com futuras quebras bancárias, sem recorrer aos orçamentos públicos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação