EUA são afetados por nova maré negra
Chicago - Cerca de quatro milhões de litros de petróleo foram derramados em um rio do estado de Michigan (norte dos Estados Unidos), depois da ruptura de um oleoduto. A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA) indicou nesta quarta-feira (28), em um comunicado, que o vazamento começou na segunda-feira, quando um […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Chicago - Cerca de quatro milhões de litros de petróleo foram derramados em um rio do estado de Michigan (norte dos Estados Unidos), depois da ruptura de um oleoduto.
A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA) indicou nesta quarta-feira (28), em um comunicado, que o vazamento começou na segunda-feira, quando um oleoduto de 76 centímetros de diâmetro, pertencente à empresa canadense Enbridge Inc, se rompeu derramando óleo no arroio Talmadge.
Segundo a empresa, o oleoduto foi fechado, detendo assimo vazamento de petróleo. Uma investigação está em curso para determinar as causas do acidente.
"Nós nos comprometemos a limpar minuciosamente o lugar o mais rápido possível", afirmou a Enbridge.
A EPA indicou que está acompanhando todos os aspectos de limpeza da contaminação, que se estende ao longo de 50 km do rio Kalamazoo, em zonas pantanosas, residenciais e industriais.
"É uma maré negra importante que pode potencialmente degradar uma via de água essencial e ameaçar a saúde pública", declarou a diretora da EPA, Lisa Jackson.