Mundo

EUA retiram embargo a importações de Mianmar

O governo americano indicou, entretanto, que mantém a sua proibição de importar aos Estados Unidos jadeíta e rubis extraídos ou produzidos em Mianmar


	Criança em Mianmar: o anúncio foi feito alguns dias antes de uma visita de Barack Obama a Mianmar
 (AFP)

Criança em Mianmar: o anúncio foi feito alguns dias antes de uma visita de Barack Obama a Mianmar (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 18h27.

Washington - Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira a retirada de seu embargo sobre a maior parte das importações provenientes de Mianmar, imposto há cerca de dez anos.

O governo americano indicou, entretanto, que mantém a sua proibição de importar aos Estados Unidos jadeíta e rubis extraídos ou produzidos em Mianmar.

Essas medidas, anunciadas pelo Tesouro e pelo Departamento de Estado, "têm como objetivo apoiar os esforços de reformas em andamento do governo birmanês e promover mais intercâmbios comerciais, além de oferecer novas oportunidades às empresas birmanesas e americanas", indicaram os dois departamentos em um comunicado comum.

O anúncio foi feito alguns dias antes de uma visita de Barack Obama a Mianmar que fará dele o primeiro presidente americano em exercício a ir a este país.

Os Estados Unidos ainda manifestam preocupação com a "corrupção, com a manutenção de presos políticos e com as ligações militares do país com" a Coreia do Norte, assim como com os "conflitos étnicos" que continuam em algumas regiões de Mianmar.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)MianmarDiplomacia

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal