Mundo

EUA reconhece oficialmente a cachaça brasileira

Até então, a cachaça brasileira entrava no mercado americano classificado como “brazilian rum”

Presidente Dilma Rousseff durante encontro com o presidente Barack Obama (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Presidente Dilma Rousseff durante encontro com o presidente Barack Obama (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 20h06.

São Paulo - A pauta do encontro entre Obama e Dilma não foi apenas sobre biocombustíveis, energia e visto para turistas. A cachaça entrou na discussão. Feito que nem mesmo Lula conseguiu nos seus anos de presidente. Dilma ofereceu ao presidente uma garrafa de velho barreiro repleta de cristais. É o sinal de reconhecimento da branquinha pelos americanos como produto típico do Brasil.

Até então, a cachaça brasileira entrava no mercado americano classificado como “brazilian rum”. Agora, a esperança dos produtores brasileiros é aumentar as exportações do produto. A contrapartida é que o bourbon, como o Jack Daniel’s, não será mais classificado como uísque pelo Brasil.

A palavra “cachaça” passa a ser de uso exclusivo dos brasileiros. Nenhum alambique americano poderá usar a expressão, já que com a nova regra ela passa a ser reconhecida legalmente pelo governo dos EUA.

As vendas devem aumentar por lá, uma vez que a bebida da famosa “caipirinha” será vendida oficialmente nas lojas. O mercado americano representa 10% das exportações brasileiras de cachaça.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

Portugal passa a aceitar CNH do Brasil após mudanças no processo

Secretário dos EUA diz que Venezuela terá transição estável com participação de Corina

China reduz impostos em RMB 2,8 trilhões para apoiar inovação e indústria

Energia solar lidera expansão da matriz energética chinesa em 2025