Mundo

EUA reconhece oficialmente a cachaça brasileira

Até então, a cachaça brasileira entrava no mercado americano classificado como “brazilian rum”

Presidente Dilma Rousseff durante encontro com o presidente Barack Obama (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Presidente Dilma Rousseff durante encontro com o presidente Barack Obama (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 20h06.

São Paulo - A pauta do encontro entre Obama e Dilma não foi apenas sobre biocombustíveis, energia e visto para turistas. A cachaça entrou na discussão. Feito que nem mesmo Lula conseguiu nos seus anos de presidente. Dilma ofereceu ao presidente uma garrafa de velho barreiro repleta de cristais. É o sinal de reconhecimento da branquinha pelos americanos como produto típico do Brasil.

Até então, a cachaça brasileira entrava no mercado americano classificado como “brazilian rum”. Agora, a esperança dos produtores brasileiros é aumentar as exportações do produto. A contrapartida é que o bourbon, como o Jack Daniel’s, não será mais classificado como uísque pelo Brasil.

A palavra “cachaça” passa a ser de uso exclusivo dos brasileiros. Nenhum alambique americano poderá usar a expressão, já que com a nova regra ela passa a ser reconhecida legalmente pelo governo dos EUA.

As vendas devem aumentar por lá, uma vez que a bebida da famosa “caipirinha” será vendida oficialmente nas lojas. O mercado americano representa 10% das exportações brasileiras de cachaça.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDilma RousseffEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Kamala Harris obtém delegados suficientes para confirmar candidatura um dia após Biden desistir

Kamala associa Trump a abusadores e golpistas em 1º comício após desistência de Biden

Kamala bate recorde de doações, conquista delegados e deve fechar nomeação nesta semana

Após fala de Maduro, Lula envia Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Mais na Exame