EUA: `recall´ de ovos pode ser pior do que se pensava
Agência norte-americana de regulação de alimentos e medicamentos ainda não conhece exatamente a extensão da contaminação
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2010 às 14h48.
Washington - As autoridades dos Estados Unidos podem ordenar uma retirada massiva de ovos potencialmente contaminados com salmonela, advertiu nesta segunda-feira Margaret Hamburg, diretora do FDA, a agência federal de regulação de alimentos e medicamentos.
"Ainda não estamos de todo seguros da extensão deste alerta para proteger os consumidores", disse Hamburg à rede NBC.
"Ainda não sabemos exatamente como as galinhas e os ovos se contaminaram", indicou, enquanto o FDA invetiga a fonte da explosão de casos de salmonela, bactéria que provoca graves infecções intestinais.
"Na semana passada, precisamos ampliar a retirada (de ovos), mas pode haver novas retiradas", destacou a diretora do FDA.
Um novo "recall" de ovos pode afetar severamente produtores e fornecedores.
Desde meados de agosto, um dos maiores produtores de ovos nos Estados Unidos, o Wright County Egg de Iowa (centro), solicitou a retirada do mercado 380 milhões de ovos, após a detecção de vários casos de salmonelosis.
Na sexta-feira, outro foco foi localizado na fazenda de Hillandale Farms, outro produtor de Iowa, que pediu a retirada de outros 170 milhões de ovos.
Leia mais notícias sobre saúde
Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter