EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 15h28.
Bruxelas, 6 jan (EFE).- A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, disse nesta quinta-feira que todos os aeroportos do mundo deveriam realizar controles dentro dos mesmos padrões, diante da natureza internacional do transporte aéreo de mercadorias.
Janet se reuniu em Bruxelas para tratar da segurança nos voos de carga com o comissário europeu de Transporte, Siim Kallas, e o secretário-geral da Organização Mundial de Alfândegas (WCO, na sigla em inglês), Kunio Mikuriya.
Trata-se da primeira visita de Janet à Europa desde os atentados fracassados com pacotes-bomba aos EUA interceptados neste continente e procedentes do Iêmen, assim como da onda de ataques frustrados em países europeus no mês de outubro.
"Um falha na cadeia de provisão aérea significa colocar em risco a segurança em qualquer lugar do mundo", advertiu Janet.
A secretária apontou, além disso, as repercussões econômicas de um ataque terrorista e, por isso, pediu às autoridades de todo o mundo para estabelecer protocolos de rápida recuperação nos lugares onde ocorram ameaças terroristas.
"Precisamos do comércio por ar, não podemos pará-lo", assinalou Janet.
Os EUA e a WCO assinaram um acordo para promover troca de informação e novas tecnologias entre as autoridades de alfândegas do mundo, para que todos os aeroportos possam aplicar os mesmos controles.
Janet negou, no entanto, a necessidade de escaner total, uma preocupação para os empresários europeus pelas despesas que poderiam repercutir nos fabricantes.
Além disso, se mostrou contra criar listas negras de aeroportos, uma das propostas avaliadas pelos 27 países comunitários após os ataques fracassados com pacotes-bomba na UE, em outubro.
Além disso, Janet se reuniu em Bruxelas com a comissária europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes, com quem acertou seguir trabalhando de maneira conjunta na luta contra os ciberataques.