Mundo

EUA lançam alerta mundial após morte de imã vinculado à Al Qaeda

Anwar al Awlaqi foi morto na sexta-feira no Iêmen

Primeiro cidadão americano incluído em uma lista de terroristas que a CIA tem autorização para matar, Al-Awlaki morreu no ataque de um avião americano não-tripulado (AFP)

Primeiro cidadão americano incluído em uma lista de terroristas que a CIA tem autorização para matar, Al-Awlaki morreu no ataque de um avião americano não-tripulado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2011 às 18h55.

Washington - Os Estados Unidos alertaram neste sábado sobre o risco de "represálias" contra seus cidadãos em todo o mundo após a morte de Anwar al Awlaqi, um imã radical iemenita-americano vinculado à Al Qaeda.

O Departamento de Estado informou que esse alerta "mundial" feito após a "morte de pessoas-chave do grupo terrorista Al-Qaeda na Península Arábica", entre elas Al-Awlaqi, expirará em 30 de novembro.

"A morte de Awlaqi, no curto prazo, poderá dar a pessoas ou grupos razões para se vingar, cometendo atentados em todo o mundo contra cidadãos ou interesses americanos", destacou o documento.

"No passado, Awlaqi e outros membros da Al-Qaeda na Península Arábica fizeram um chamado para cometer atentados", lembrou o departamento.

Awlaqi foi morto na sexta-feira no Iêmen, anunciaram as autoridades iemenitas e americanas.

Considerado por Washington uma ameaça tão grande como a representada por Osama bin Laden, o imã iemenita-americano era suspeito de ter vínculos com o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, responsável pelo atentado frustrado de 25 de dezembro de 2009 contra um avião comercial dos Estados Unidos.

Também manteve correspondência com o comandante americano Nidal Hassan, suposto autor do tiroteio que deixou 13 mortos na base de Fort Hood, no Texas, em novembro de 2009.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaEstados Unidos (EUA)IslamismoPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga