Mundo

EUA interrompem esforços para prejudicar petróleo do Irã

Segundo Casa Branca, país deverá interromper os esforços para reduzir as vendas de petróleo do Irã por um período de seis meses


	Refinaria de petróleo de Lavan, no Irã
 (Behrouz Mehri/AFP)

Refinaria de petróleo de Lavan, no Irã (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 22h44.

Washington - Os EUA se comprometeram a interromper os esforços para reduzir as vendas de petróleo do Irã por um período de seis meses, afirmou o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

"Em retorno a essa e outras limitadas medidas de alívio, o Irã se comprometeu a tomar passos para interromper - e, em aspectos chave, reduzir - o progresso no programa nuclear", disse, em nota.

Ainda assim, Carney lembrou que a oferta global de petróleo é suficiente para permitir que outras nações cortem as importações do Irã.

O documento da Casa Branca foi divulgado após exigência do Congresso, questionando informações sobre a oferta global de petróleo de países além do Irã.

O texto faz referência aos acordos existentes nas negociações nucleares do Irã com a comunidade internacional.

A administração de Barack Obama tem tentando pressionar o Irã financeiramente ao limitar o acesso do país aos mercados financeiros e às principais moedas negociadas internacionalmente.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EnergiaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Trump diz que suspendeu ataque ao Irã previsto para terça-feira

EUA terão R$ 9 bilhões para indenizar apoiadores de Trump —e ele pode se beneficiar

Ainda dá tempo de tirar o visto para assistir à Copa do Mundo de 2026?

O Ebola não tem cura? Entenda por que a doença é tão mortal