Mundo

EUA esperam que ajuda continue chegando à Síria, diz Kerry

O cessar-fogo "funcionou muito bem ontem à noite, os caminhões estão se movendo a oito localidades ou mais" para entregar ajuda humanitária, disse Kerry


	John Kerry: "Vamos aguardar", disse o chefe da diplomacia americana
 (Yuri Gripas/Reuters)

John Kerry: "Vamos aguardar", disse o chefe da diplomacia americana (Yuri Gripas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2016 às 11h47.

O secretário americano de Estado, John Kerry, expressou nesta segunda-feira sua esperança de que a ajuda humanitária possa continuar chegando aos civis na Síria, embora tenha se mostrado cauteloso sobre a continuidade do precário cessar-fogo no país.

O cessar-fogo "funcionou muito bem ontem à noite, os caminhões estão se movendo a oito localidades ou mais" para entregar ajuda humanitária, disse Kerry nesta segunda-feira depois de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Tunísia em Nova York.

"Vamos aguardar", disse o chefe da diplomacia americana, à margem da Assembleia Geral da ONU.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia parecia inclinado a sepultar o cessar-fogo na Síria que negociou com os Estados Unidos, porque as violações ao acordo por parte dos rebeldes tornavam "inútil" o gesto governamental de não mobilizar suas tropas.

Após meses de negociações, Estados Unidos e Rússia alcançaram um acordo no dia 9 de setembro para um cessar-fogo, a distribuição de ajuda humanitária e ações conjuntas contra rebeldes islamitas na Síria.

O cessar-fogo alcançou um ponto crítico no fim de semana, quando bairros de Aleppo foram alvos de intensos bombardeios e a coalizão liderada pelos Estados Unidos matou dezenas de soldados sírios em um ataque que, de acordo com Washington, não foi intencional.

Uma fonte militar em Damasco disse à AFP que a trégua expirará nesta segunda-feira às 16h00 GMT (13h00 de Brasília) caso uma prolongação do acordo não seja anunciada.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)John KerryONUPaíses ricosPolíticosSíria

Mais de Mundo

Eleições no Reino Unido: trabalhistas tiveram vitória esmagadora, aponta boca-de-urna

Governo conservador português quer restaurar alguns benefícios fiscais para estrangeiros

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

Mais na Exame