Mundo

EUA erram ao manter embargo a Cuba, diz Marina

Segundo a candidata do PV, fim do embargo ajudaria na consolidação da democracia na ilha caribenha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 10h03.

São Paulo - A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje, em sabatina promovida pelo jornal O Estado de S.Paulo, que o governo dos Estados Unidos erra em manter o embargo econômico a Cuba. "Na hora que cair o bloqueio, vai ajudar na estabelecer a democracia em Cuba. O presidente (Barack) Obama peca em não fazer isso (suspender o bloqueio)", afirmou.

Marina lembrou que o regime cubano antes da revolução era "perverso" e que o país avançou em questões sociais, mas que a democracia precisa se consolidar na ilha. "Não acho que ditadura seja boa pra ninguém", ponderou.

Questionada sobre a relação do Brasil com o Irã, a candidata disse que foi dada atenção demasiada aos iranianos. "Essa aproximação é inoportuna", criticou.

Se eleita, Marina disse que não pautará a política externa do Brasil em afinidades ideológicas. Sobre a Venezuela de Hugo Chávez, a candidata criticou a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega venezuelano e disse que o regime plebiscitário no país vizinho não favorece a democracia. "Eu não manteria (a relação) como é hoje, ave maria!"

Leia mais notícias sobre Marina Silva

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCelebridadesCubaEleiçõesEleições 2010Marina SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPV — Partido Verde

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado