Mundo

EUA e Seul suspeitam que Coreia do Norte prepara novo lançamento

Segundo uma fonte do governo da Coreia do Sul, "há uma forte possibilidade de que o Norte realize um teste perto da data do Armistício de 27 de julho"

Coreia do Norte: Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de míssil intercontinental (KCNA/Reuters)

Coreia do Norte: Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de míssil intercontinental (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de julho de 2017 às 12h02.

Estados Unidos e Coreia do Sul suspeitam de que a Coreia do Norte esteja preparando um novo lançamento de míssil, a apenas dois dias do 64º aniversário do fim da Guerra da Coreia, e poucas semanas depois do primeiro lançamento bem-sucedido de um míssil intercontinental (ICBM) - informaram veículos da imprensa americana e sul-coreana nesta terça-feira (25).

"Há uma forte possibilidade de que o Norte realize um teste perto da data do Armistício de 27 de julho", declarou uma fonte do governo de Seul à agência de notícias sul-coreana Yonhap, acrescentando que "movimentos de transporte de sistemas de lançamento foram observados de forma contínua".

De acordo com uma fonte militar sul-coreana citada pela Yonhap, Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de ICBM, ou de míssil de médio alcance.

Citando uma fonte do Exército americano, a rede CNN também afirmou que Pyongyang parece estar preparando um novo teste. Segundo a mesma fonte, veículos de transporte de equipamento para lançamentos foram avistados em Kusong (Pyongyang do Norte), localidade de origem dos recentes lançamentos.

O primeiro lançamento bem-sucedido do ICBM, em 4 de julho, dia da Independência americana, foi classificado como "um presente para os malditos americanos" pelo líder norte-coreano, Kim Jong-Un. Na semana passada, ele se negou a aceitar a oferta de diálogo da Coreia do Sul para apaziguar a tensão regional.

Acompanhe tudo sobre:ArmasCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país