Mundo

EUA e Cuba terão nova rodada de negociações semana que vem

O encontro terá como foco medidas práticas necessárias para reabrir embaixadas em Havana e Washington


	O presidente cubano Raúl Castro (E) e o presidente americano Barack Obama: foco será reabrir embaixadas em Havana e Washington
 (Mandel Ngan/AFP)

O presidente cubano Raúl Castro (E) e o presidente americano Barack Obama: foco será reabrir embaixadas em Havana e Washington (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2015 às 14h08.

Washington - Negociadores dos Estados Unidos e de Cuba vão se reunir na próxima semana para discutir a reabertura de embaixadas nas respectivas capitais como parte dos esforços para restaurar os laços diplomáticos, informou uma autoridade do Departamento de Estado norte-americano nesta quinta-feira.

A autoridade disse à Reuters que não há uma data confirmada para as conversações, que devem ser realizadas em Washington.

O encontro terá como foco medidas práticas necessárias para reabrir embaixadas em Havana e Washington, segundo a autoridade.

As conversas serão as primeiras desde o anúncio do presidente dos EUA, Barack Obama, em 14 de abril, de que havia decidido retirar Cuba da lista norte-americana de Estados patrocinadores do terrorismo, um passo que Havana vinha cobrando antes de aceitar reabrir as embaixadas.

Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, anunciaram em 17 de dezembro que iriam trabalhar para restaurar os laços diplomáticos, que foram rompidos por Washington em 1961 dois anos após o irmão de Raúl, Fidel Castro, ter tomado o poder e implantado um regime comunista.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)CubaDiplomacia

Mais de Mundo

Prazo para saída dos EUA da OMS termina sem pagamento de dívida

EUA busca acordo para mudança de regime em Cuba até fim do ano, diz jornal

Trump formaliza 'Conselho da Paz' nesta quinta-feira, 22

Trump diz que se reunirá com Zelensky e que um acordo com a Rússia está 'próximo'