Mundo

EUA diz ter derrubado drone e míssil huthis no Mar Vermelho

Rebeldes do Iêmen promovem ataques na região em apoio a palestinos de Gaza

Navio de guerra americano USS Mason abateu um drone e um míssil balístico no sul do Mar Vermelho (Michal Fludra/Getty Images)

Navio de guerra americano USS Mason abateu um drone e um míssil balístico no sul do Mar Vermelho (Michal Fludra/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 07h05.

Última atualização em 29 de dezembro de 2023 às 07h07.

Um navio de guerra dos Estados Unidos derrubou, no Mar Vermelho, um drone e um míssil balístico disparados nessa quinta-feira por rebeldes huthis do Iêmen, apoiados pelo Irã. A informação foi confirmada pelo Exército americano.

Os huthis vêm atacando repetidamente navios na rota marítima vital do Mar Vermelho, em apoio aos palestinos de Gaza, onde Israel promove ataques contra o grupo Hamas.

"O USS Mason [DDG 87] derrubou no sul do Mar Vermelho um drone e um míssil balístico lançados pelos huthis", informou o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom). "Não houve danos a nenhum dos 18 navios na área, e não houve relatos de feridos".

Segundo o Comando Central, essa foi a 22ª tentativa de ataque à navegação internacional pelos huthis desde meados de outubro. Os ataques ameaçam uma rota pela qual passa até 12% do comércio mundial, o que levou Washington a criar uma força naval multinacional para proteger a navegação no Mar Vermelho.

Os huthis dizem que atacam Israel e os navios ligados àquele país para pressionar pelo fim da ofensiva na Faixa de Gaza.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasHamasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

EUA ofereceram 15 anos de garantias de segurança à Ucrânia, diz Zelensky

Lei marcial na Ucrânia só acaba com garantias e fim da guerra, diz Zelensky

Kremlin concorda que as negociações com a Ucrânia estão em sua fase final

China vai baixar tarifas de importação de 900 produtos em 2026