Mundo

EUA podem discutir preocupações nucleares com Irã

Segundo Carney, posse deRouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir para resolver as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear


	Porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2013 às 14h06.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - Os Estados Unidos disseram neste domingo que estão preparados para trabalhar com o novo governo do presidente iraniano Hassan Rouhani para lidar com preocupações sobre o programa nuclear do Irã, se o Irã se engajar seriamente sobre o assunto.

"A posse do presidente Rouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir rapidamente para resolver as profundas preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear do Irã", disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Caso esse novo governo escolha engajar-se substancialmente e seriamente para cumprir suas obrigações internacionais e encontrar uma solução pacífica para essa questão, encontrará um parceiro disposto nos Estados Unidos", disse ele.

A Casa Branca congratulou Rouhani, considerado politicamente mais moderado do que seu antecessor Mahmoud Ahmadinejad, pela eleição, que disse demonstrar um anseio por mudança entre iranianos.

"Esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano", disse Carney.

Rouhani foi eleito em junho e tomou posse no sábado, prometendo "interação construtiva com o mundo" após oito anos sob Ahmadinejad marcados por confrontos diplomáticos e danosas sanções.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Testes nuclearesIrã - País

Mais de Mundo

Da falta de professores à crise fiscal: por que a França voltou às ruas

Trump diz que vantagem de Flávio foi ‘impressionante’, mas que 2º turno será ‘muito disputado’

EUA retomam atendimento na embaixada e nos consulados no Brasil

Milei e Netanyahu parabenizam Flávio; Trump destaca rapidez da apuração no Brasil