Mundo

EUA aprovam primeiro teste caseiro para diagnóstico de HIV

Exame fornece resultado a partir de amostra de saliva, em 20 a 40 minutos

Campanha contra Aids: o teste envolve a coleta de uma amostra de saliva com o uso de um cotonete (Divulgação)

Campanha contra Aids: o teste envolve a coleta de uma amostra de saliva com o uso de um cotonete (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 18h47.

Nova York - Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira a autorização para a venda do primeiro kit para o teste caseiro do HIV, vírus causador da AIDS.

Com o nome de OraQuick In-Home, o kit deve estar disponível a partir de outubro, em 30 mil pontos de venda americanos, segundo a fabricante. O resultado demora de 20 a 40 minutos.

A agência reguladora de alimentos e medicamentos americana (FDA) e a fabricante do kit, OraSure Technologies, consideraram a autorização um avanço no diagnóstico de infecções provocadas pelo HIV.

O teste envolve a coleta de uma amostra de saliva com o uso de um cotonete. A FDA assinalou que um resultado positivo não significa, necessariamente, que a pessoa esteja infectada. Neste caso, um teste adicional deve ser feito por profissionais.

"Da mesma forma, um resultado negativo não significa que o indivíduo esteja livre do HIV, principalmente quando a exposição tiver acontecido menos de três meses antes do teste", explicou a agência.

Segundo a OraSure Technologies, ainda não foi definido o preço do kit, mas ele deve ser superior aos 17 dólares cobrados por um similar vendido para hospitais, clínicas e médicos.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças estima que 1,2 milhão de pessoas vivam com o HIV nos Estados unidos. Destas, uma em cada cinco não sabe que está infectada. Cerca de 50 mil novas infecções pelo HIV acontecem a cada ano, muitas delas causadas por pessoas que desconhecem serem portadoras do vírus.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)SaúdeDoençasEpidemiasAids

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza