Mundo

EUA apresentam nova bomba de 13 toneladas

A arma é capaz de destruir instalações militares subterrâneas

A bomba MOP deve ser parte de um caça invisível B-2 (Lance Cheung/AFP)

A bomba MOP deve ser parte de um caça invisível B-2 (Lance Cheung/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 08h47.

Washington - A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou a entrega de bombas convencionais de mais de 13 toneladas dotadas de um poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas.

Batizada de MOP ("Massive Ordonance Penetrator", "Munição Penetrante Maciça"), a bomba mede seis metros e pesa 13,6 toneladas, 2,3 delas de explosivos.

Segundo a agência do Pentágono responsável pela redução das ameaças, a bomba foi concebida com o objetivo de "alcançar e destruir as armas de destruição em massa enterradas a muita profundidade".

Lançada por um bombardeiro B-52 ou B-2 e guiada até o alvo por GPS, a MOP é capaz de penetrar a 20 metros de profundidade, antes da explosão.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPaíses ricosEstados Unidos (EUA)GuerrasArmasIndústriaIndústria de armas

Mais de Mundo

Trump diz que vai impor tarifa de 25% a qualquer país que faça negócios com o Irã

Governo dos EUA revogou mais de 100 mil vistos desde o retorno de Trump à presidência

Presidente do México descarta intervenção militar dos EUA após conversa com Trump

China investe 5,68 trilhões de yuans em infraestrutura hídrica e opera o maior sistema do mundo