Mundo

EUA anunciam reforma multimilionária de seu arsenal nuclear

Secretário de Defesa anunciou o plano durante uma entrevista coletiva e sustentou que o objetivo é garantir a "efetividade" do arsenal nuclear do país


	O secretário de Defesa, Chuck Hagel: "em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear"
 (Mandel Ngan/AFP)

O secretário de Defesa, Chuck Hagel: "em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear" (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 14h28.

Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um plano multimilionário para reparar o arsenal e a infraestrutura nuclear do país com caráter de urgência devido a sua deterioração pela passagem do tempo.

O secretário de Defesa, Chuck Hagel, anunciou o plano durante uma entrevista coletiva no Pentágono e sustentou que o objetivo é garantir a "efetividade" do arsenal nuclear do país.

"Em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear", destacou Hagel.

O secretário de Defesa ordenou em fevereiro passado a revisão do arsenal nuclear, cuja conclusão foi que são necessárias "mudanças significativas" para abordar "problemas sistêmicos que poderiam solapar sua segurança e eficácia no futuro", segundo detalhou hoje o Pentágono.

As duas revisões realizadas, uma externa e outra interna, identificaram mais de cem recomendações para melhorar o arsenal e a infraestrutura nuclear.

Nem o Pentágono nem Hagel detalharam o orçamento necessário para realizar essa reforma, mas sim asseguram que serão precisos bilhões de dólares.

"Enquanto tivermos armas nucleares, elas devem ser seguras e efetivas", assinalou Hagel, acrescentando que o financiamento necessário para esta reforma será detalhado no projeto de orçamento do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:ArmasEstados Unidos (EUA)Países ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame