Mundo

EUA abre diálogo se Coreia do Norte deixar programa nuclear

"O programa de mísseis de Kim Jong-Un não conseguiu nada mais que intensificar o isolamento da Coreia do Norte", disse Obama


	Coreia do Norte: "o programa de mísseis de Kim Jong-Un não conseguiu nada mais que intensificar o isolamento da Coreia do Norte", disse Obama, referindo-se ao líder norte-coreano
 (Reuters)

Coreia do Norte: "o programa de mísseis de Kim Jong-Un não conseguiu nada mais que intensificar o isolamento da Coreia do Norte", disse Obama, referindo-se ao líder norte-coreano (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 16h39.

O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que Washington está pronto para dialogar com a Coreia do Norte, mas advertiu que para isto Pyongyang tem que abandonar seu programa nuclear.

Em coletiva de imprensa conjunta com a colega sul-coreana, Park Geun-Hye, na Casa Branca, Obama declarou que a estreita aliança entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul é "um eixo de paz e segurança" na península coreana e na região.

"O programa de mísseis de Kim Jong-Un não conseguiu nada mais que intensificar o isolamento da Coreia do Norte", disse Obama, referindo-se ao líder norte-coreano.

"Hoje, a presidente Park e eu reafirmamos que nossas nações nunca aceitarão a Coreia do Norte como um Estado nuclear", destacou.

Obama disse que está disposto a "dialogar com nações com as quais tivemos histórias problemáticas" e que "Kim tem que entender que (a Coreia do Norte) não conseguirá o desenvolvimento econômico que persegue há tempos se continuar olhando para as armas nucleares".

"No momento em que Kim Jong-Un disser que estão interessados em estabelecer relações e a desnuclearização, é justo afirmar que estaremos aí, sentados na mesa", acrescentou.

O presidente americano afirmou que "dava as boas-vindas" à Iniciativa de Paz e Cooperação do Nordeste Asiático de Park, um fórum que incluiria as duas Coreias, Estados Unidos, Japão, China, Rússia e Mongólia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua