Mundo

Etanolduto de Ribeirão Preto a Paulínia começa a funcionar

Duto liga o Terminal Terrestre de Ribeirão Preto, importante região produtora de etanol, à Refinaria de Paulínia, em um trecho de 206 km


	Bomba de combustível: segundo Petrobras, iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Bomba de combustível: segundo Petrobras, iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 14h25.

Rio de Janeiro - A primeira transferência de etanol hidratado por meio de um duto da Logum Logística foi realizada nesta semana, informou a Petrobras, uma das sócias do empreendimento.

O duto liga o Terminal Terrestre de Ribeirão Preto, importante região produtora de etanol, à Refinaria de Paulínia (Replan), em um trecho de 206 km.

A operação comercial definitiva desse ativo, prevista para julho, permitirá a venda do etanol hidratado em Paulínia ou a sua transferência, por meio de outros dutos, para Barueri e Rio de Janeiro. A primeira transferência foi realizada na última terça-feira, disse a empresa em nota nesta quinta-feira.

Esta é a primeira etapa de um empreendimento que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estimado em 7 bilhões de reais, constituído de modais dutoviário e hidroviário, acrescentou a estatal.

"A iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores, principalmente dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores do Sudeste do País, permitindo inclusive cabotagens e exportações", informou a Petrobras.

A Transpetro, braço de logística da Petrobras, será operadora do duto de etanol.

A Petrobras é acionista da Logum juntamente com os sócios Camargo Corrêa Construções e Participações, Copersucar, Raízen Energia, Odebrecht Transport Participações e Uniduto Logística.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua