Mundo

Estátua de Cristóvão Colombo em Houston é vandalizada

A polícia local investiga o incidente, ocorrido no Bell Park, mas nenhuma pessoa foi presa até o momento pelo ato de vandalismo

Retrato de Cristóvão Colombo e sua família (Published by I. Stockdale/Wikimedia Commons)

Retrato de Cristóvão Colombo e sua família (Published by I. Stockdale/Wikimedia Commons)

E

EFE

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 17h43.

Houston  - Um monumento de Cristóvão Colombo erguido em uma das praças da cidade de Houston, nos Estados Unidos, foi vandalizado na noite de quinta-feira com uma tinta vermelha que cobria a cabeça e o corpo da estátua do explorador italiano.

A polícia local investiga o incidente, ocorrido no Bell Park, mas nenhuma pessoa foi presa até o momento pelo ato de vandalismo.

Segundo o porta-voz do Departamento de Polícia de Houston, John Cannon, quando as autoridades chegaram ao parque, por volta das 23h20 locais (1h20 de sexta-feira em Brasília), após receber um aviso, a pintura já estava seca.

A Aliança de Artes de Houston, responsável pela conservação dos cerca de 600 monumentos da cidade, contratou um grupo de restauradores para começar a limpar a estátua de Colombo.

O ataque contra a estátua de Colombo coincide com o debate sobre a retirada de monumentos dedicados aos confederados da Guerra Civil americana por representarem a defesa da escravidão e do racismo.

Por causa de um protesto contra a retirada de uma estátua dedicada ao general Robert E. Lee em Chalottesville, na Virgínia, convocada por grupos racistas, um simpatizante neonazista matou uma mulher e feriu mais de 20 pessoas ao atropelar um grupo de manifestantes que criticava o ato inicial.

A Liga de Jovens Comunistas de Houston tinha pedido, após os incidentes em Charlottesville, a retirada de uma estátua confederada do Parque Sam Houston.

O prefeito da cidade, Sylvester Turner, ordenou nesta semana a revisão dos monumentos e estátuas de Houston e que estejam relacionadas com os confederados.

O monumento de Colombo, localizado perto do distrito de museus da cidade, foi doado pelas organizações ítalo-americanas de Houston em 1992 por causa da comemoração dos 500 anos do descobrimento da América.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Protestos

Mais de Mundo

Trump diz que Kamala seguirá 'Plano Maduro' se vencer eleição

Líderes da oposição rejeitam proposta de novas eleições na Venezuela

Casa Branca diz que Biden entendeu errado pergunta sobre novas eleições na Venezuela

Biden e Kamala fazem campanha juntos pela primeira vez para celebrar vitória econômica

Mais na Exame