Mundo

Estátua da Liberdade é reaberta ao público nos EUA

Fechado com a paralisação, monumento é reaberto depois de governo de NY concordar em dar o dinheiro para que o Serviço Nacional de Parques pague os funcionários


	Estátua da Liberdade em Nova York: Atração é uma das 10 que reabriram neste fim de semana depois de decisão dos governos estaduais
 (Clemmesen / SXC)

Estátua da Liberdade em Nova York: Atração é uma das 10 que reabriram neste fim de semana depois de decisão dos governos estaduais (Clemmesen / SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 16h18.

Nova York - A Estátua da Liberdade, fechada com a paralisação do governo federal dos Estados Unidos, foi reaberta aos visitantes neste domingo após o governo do Estado de Nova York concordar em dar o dinheiro para que o Serviço Nacional de Parques pague os funcionários que trabalham no monumento.

A atração está entre os 10 monumentos e parques nacionais que reabriram neste fim de semana depois de acordos similares serem fechados com os governos estaduais, disse o Serviço Nacional de Parques, incluindo o Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona.

Em Nova York, o governador Andrew Cuomo disse que o Estado vai dar ao governo federal 61,6 mil dólares por dia, permitindo aos visitantes voltarem às barcas que fazem a travessia até a ilha onde fica a Estátua da Liberdade.

Em uma coletiva de imprensa montada neste domingo próxima ao local de onde saem as barcas em direção ao monumento, Cuomo chamou o acordo de "arranjo incomum", mas disse que seu custo "é pequeno em comparação ao dinheiro que estamos perdendo".

Ele disse que o fechamento do monumento de 93 metros de altura, uma das atrações mais populares da cidade de Nova York, estava causando prejuízo financeiro aos negócios locais e ameaçava centenas de empregos na Ilha da Liberdade, onde fica a estátua, e nas barcas que levam à ilha a partir de Manhattan.

O Estado concordou em financiar os próximos quatro dias de funcionamento e vai rever o acordo a cada dois dias se a paralisação do governo federal continuar, disse Cuomo.

Ao todo, 401 atrações administradas pelo Serviço Federal de Parques dos Estados Unidos em todo país foram forçadas a fechar ao público em 1º de outubro, após o Congresso dos EUA e a Casa Branca não conseguirem chegar a um entendimento sobre o aumento do teto da dívida do país.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Metrópoles globaisNova YorkPaíses ricosTurismo

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua