Mundo

Estados Unidos confirmam morte do braço direito de Baghdadi na Síria

Milícia síria curda YPG disse que al-Muhajir foi morto em um ataque conjunto de forças lideradas pelos curdos e agentes dos EUA no norte da Síria

Estado Islâmico: Muhajir foi morto na cidade síria de Jarablus, na província de Aleppo (Website de Rede Social via Reuters TV/Reuters)

Estado Islâmico: Muhajir foi morto na cidade síria de Jarablus, na província de Aleppo (Website de Rede Social via Reuters TV/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 19h00.

Washington — Os Estados Unidos confirmaram nesta segunda-feira o assassinato de Abu al-Hassan al-Muhajir, porta-voz do Estado Islâmico e figura de alto escalão dentro do grupo jihadista, em uma operação separada dos EUA, segundo uma autoridade do Departamento de Estado.

No domingo, a milícia síria curda YPG disse que al-Muhajir foi morto em um ataque conjunto de forças lideradas pelos curdos e agentes dos EUA no norte da Síria.

O comandante-geral das Forças Democráticas Sírias (FDS), Mazloum Abdi, disse que foi "uma continuação da operação anterior", na qual o líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi foi morto no fim de semana. Mazloum descreveu o porta-voz jihadista como o braço direito de Baghdadi.

Muhajir foi morto na cidade síria de Jarablus, na província de Aleppo, disse a autoridade dos EUA, falando a repórteres sob condição de anonimato.

A operação que levou à "morte do número 2 (de Baghdadi), ou de um de seus números 2", também foi realizada pelas forças norte-americanas, disse a autoridade, acrescentando que as FDS tiveram papel importante.

O Estado Islâmico não tem sucessor declarado como líder. No entanto, no passado, o grupo se mostrou resistente, continuando a montar ou inspirar ataques, apesar de perder a maior parte de seu território nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)SíriaEstado IslâmicoGuerra na Síria

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país