Mundo

Estado na Índia proíbe o uso de produtos descartáveis de plástico

Estado de Himachal Pradesh, na Índia, impôs a proibição de produtos de plástico descartáveis. Somente a água ainda pode ser embalada em garrafas PET

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2011 às 12h02.

São Paulo - Depois do sucesso da proibição de sacos de polietileno, o estado de Himachal Pradesh, na Índia, impôs a proibição de produtos de plástico descartáveis. Somente a água ainda pode ser embalada em garrafas PET.

"A proibição total de uso e armazenamento de copos, taças e pratos de plástico entrou em vigor," disse um porta-voz do governo à agência Indo-Asian News Service - IANS. Segundo ele, normas rígidas foram formuladas para lidar com as pessoas que utilizam produtos de plástico, incluindo aplicação de multas.

No mês passado, o ministro-chefe, Prem Kumar Dhumal, pediu ao governo central para impor uma proibição ao uso de material de embalagens metálicas e plásticas para verificar a degradação ambiental causada por esses resíduos.

Depois de impor uma proibição sobre o uso de todos os tipos de sacos de polietileno feito de materiais não-biodegradáveis, ​​em 02 de outubro de 2009, o gabinete do Estado decidiu incluir produtos plásticos descartáveis ​​sob o âmbito da proibição de 15 de agosto.

No entanto, sobre o apelo dos comerciantes, a proibição foi adiada por mais de um mês. O governo também lançou uma campanha "Polythene Hatao, Paryavaran Bachao" (Remover polietileno, salvar o meio ambiente –em tradução livre).

Até o momento foram coletadas 104 toneladas de plástico. Desse total, 40 foram usadas na construção de estradas através da adição de resíduos de plástico desfiado ao asfalto. Somente no ano passado, 42 quilômetros de estradas foram construídas usando este material, o que resultou também em uma expressiva economia financeira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaLixoPoluiçãoSustentabilidade

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano