Mundo

Estado Islâmico adverte EUA sobre perigo do envio tropas

O grupo radical advertiu os Estados Unidos sobre o envio de tropas ao Iraque, que visa deter o avanço dos jihadistas


	Membro do Estado Islâmico: Obama autorizou o envio de mais 475 militares ao Iraque
 (Stringer/Reuters)

Membro do Estado Islâmico: Obama autorizou o envio de mais 475 militares ao Iraque (Stringer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 21h29.

Cairo - O grupo radical Estado Islâmico (EI) advertiu os Estados Unidos nesta quarta-feira sobre o perigo da ampliação da campanha contra o avanço jihadista no Iraque e na Síria com um vídeo intitulado de "As chamas da guerra: a luta acaba de começar".

O centro de informação do EI, Al-Hayat, elaborou o vídeo como um "trailer" de filme de guerra, com 52 segundos de duração, no qual frases escritas acompanham as imagens.

A produção é uma resposta à decisão do presidente americano, Barack Obama, de aumentar os ataques a posições jihadistas.

O EI intercala imagens de ataques dos combatentes radicais a tanques e soldados americanos com declarações de Obama, garantindo que o Exército não voltaria a lutar no Iraque.

"Se as circunstâncias mudarem, recomendaria que as tropas acompanhassem de perto o combate e também as tropas iraquianas ou curdas neste tipo de missão, embora atualmente eu não considere necessário", disse na terça-feira o general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA.

Obama anunciou na quarta-feira da semana passada que a operação militar contra o Estado Islâmico se ampliava à Síria e se intensificaria no Iraque, com mais ataques aéreos para apoiar as forças iraquianas e curdas que lutam no território contra os extremistas islâmicos.

De acordo com a ampliação da campanha, Obama autorizou o envio de mais 475 militares ao país, somando assim cerca de 1.600 desde o começo dos ataques.

//www.youtube.com/embed/Xo0uOOGIWG8

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismoPaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame