Mundo

Estado de emergência em Ferguson é suspenso

O condado de St. Louis encerrou o estado de emergência que havia decretado no começo desta semana na cidade de Ferguson devido protestos violentos


	Barreira policial em Ferguson: não houve mais prisões desde quarta-feira
 (Reuters/ Rick Wilking)

Barreira policial em Ferguson: não houve mais prisões desde quarta-feira (Reuters/ Rick Wilking)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 17h01.

O condado de St. Louis encerrou nesta sexta-feira o estado de emergência que havia decretado no começo desta semana na cidade de Ferguson, no Estado norte-americano do Missouri, e nas áreas circundantes devido aos protestos de rua violentos de domingo.

No último fim de semana, Ferguson testemunhou uma nova leva de manifestações para marcar o aniversário de um ano da morte de Michael Brown, jovem negro de 18 anos desarmado que foi morto por um policial branco em agosto passado.

A morte de Brown foi considerada justificada, mas o incidente e os assassinatos posteriores de outros negros e hispânicos desarmados em Baltimore, na cidade de Nova York e no Estado de Washington, além de outras localidades, inspiraram um movimento nacional de questionamento do policiamento e das relações raciais no país.

A maior parte dos protestos em Ferguson foi pacífica, mas na noite de domingo houve disparos e a polícia feriu a tiros o jovem negro Tyrone Harris, também de 18 anos, que a corporação afirma ter atirado contra seus oficiais.

Harris, que continua hospitalizado, foi acusado de agressão contra as forças da lei, ação criminal armada e disparo de arma de fogo contra um veículo.

Desde então, outras manifestações continuaram a ocorrer dentro e ao redor de Ferguson. Dezenas de pessoas foram presas na segunda-feira, quando bloquearam um tribunal de St. Louis em um ato de desobediência civil e interditaram brevemente uma avenida local.

Não houve mais prisões desde quarta-feira.

"Depois de analisar os eventos das quatro últimas noites, sob o estado de emergência, tenho a satisfação de relatar que nossos agentes de aplicação da lei estabeleceram a ordem e ao mesmo tempo evitaram novos atos de violência em Ferguson", disse Steve Stenger, executivo do condado, em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)NegrosPaíses ricosPreconceitosProtestosProtestos no mundoRacismoViolência policial

Mais de Mundo

Ucrânia acusa Bielorrússia de aumentar contingente militar na fronteira entre os dois países

Israel afirma ter frustrado ataque em grande escala do Hezbollah

Hezbollah lança grande ataque contra Israel, que declara emergência e bombardeia o Líbano

MP da Venezuela convoca candidato opositor para depor na segunda-feira

Mais na Exame