Mundo

Esta é a hora do 'rush' na melhor cidade para bikes do mundo

Vídeo em time lapse mostra por que Copenhague é o paraíso das magrelas


	Congestionamento à escandinava: bicicleta é o principal transporte para quase metade da população de Copenhague.
 (Reprodução / Vimeo)

Congestionamento à escandinava: bicicleta é o principal transporte para quase metade da população de Copenhague. (Reprodução / Vimeo)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 8 de outubro de 2015 às 16h20.

São Paulo - Esqueça a cena do anda-e-para-anda-e-para tão comum ao trânsito de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras. Em Copenhague, considerada o paraíso mundial dos ciclistas, a hora do 'rush' é o oposto do que se vê por aqui.  

Dono de uma oficina de bicicletas, o cicloativista Jim Salde fez um vídeo, em time lapse, que mostra o pico no trânsito no centro da capital dinamarquesa. Há carros, naturalmente, mas o que mais chama atenção é o número impressionante de pessoas que andam de bicicleta nos seus deslocamentos diários. 

"A gravação ocorreu em torno de 8:30 da manhã em um dia ensolarado de setembro e curiosamente coincidiu com a instalação recente de dois contadores de tráfego na área. Percebi que entre 30.000 e 35.000 ciclistas atravessam a ponte todos os dias", explica Salde em seu site

A magrela já é o principal meio de transporte para quase metade da população da cidade, que tornou-se um modelo inspirador de mobilidade sustentável. Mas essa transformação não ocorreu da noite para o dia, ela começou lá atrás, nos anos 1960, protagonizada pelo urbanista Jan Gehl.

Ao longo de mais de cinco décadas, Copenhague se reinventou, construiu ciclovias aos montes, garantiu a integração entres os meios de transporte, investiu em segurança para o ciclista e em toda sorte de infraestutura cicloviária. 

E pensa que ela se dá por satisfeita? A cidade, atualmente, estuda a ousada proposta de usar o tempo de viagem de bicicleta como base para todos os semáforos e projeções de fluxo, em vez de usar os tempos de viagem de carro, como tem sido feito há décadas. Mobilidade urbana é levada a sério por lá. 

Acompanhe tudo sobre:BicicletasInfraestruturaMeio ambientemobilidade-urbanaSustentabilidade

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame