Mundo

Espanha lança operação antiterrorismo na Catalunha após ataques

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque letal em Las Ramblas

Polícia Catalã: agentes de segurança da Catalunha fazem guarda perto da avenida Las Ramblas, em Barcelona (Sergio Perez/Reuters)

Polícia Catalã: agentes de segurança da Catalunha fazem guarda perto da avenida Las Ramblas, em Barcelona (Sergio Perez/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 08h12.

Barcelona - A Espanha iniciou nesta sexta-feira uma operação antiterrorismo na Catalunha para capturar um suposto militante islâmico que atropelou uma multidão com uma van em Barcelona, deixando 13 mortos, em um ataque que autoridades relacionaram com outro incidente em Cambrils, também na Catalunha.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque letal em Las Ramblas, a avenida turística mais famosa de Barcelona. Mais de 100 pessoas ficaram feridas e o número de mortos ainda pode aumentar.

As primeiras hipóteses da investigação indicam que uma célula extremista de cerca de oito pessoas conduziu os ataques com veículos, depois que não conseguiu realizar seu plano inicial de usar bombas de butano, disse nesta sexta-feira uma fonte judicial.

Enquanto realizavam buscas pelo motorista da van, que fugiu a pé, agentes de segurança evitaram outro ataque na região costeira de Cambrils, na província de Tarragona, ao atirar contra cinco supostos agressores que atropelaram diversas pessoas ferindo seis civis e um policial.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasBarcelona (Espanha)EspanhaTerrorismo

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Mais na Exame