ESP vira item obrigatório na Europa

Medida atingirá todos os carros novos em 2014

São Paulo – A Europa deu mais um importante passo para aumentar o nível de segurança de seus veículos. Desde 1º de novembro, todos os automóveis e veículos comerciais homologados no continente após esta data devem contar com controle de estabilidade (ESP) nos itens de série.

O equipamento se tornará obrigatório em todos os carros novos à venda na Europa – incluindo aqueles projetados antes de novembro – a partir de 31 de outubro de 2014.

A decisão faz parte de uma estratégia de uma comissão formada para melhorar a segurança nas estradas do Velho Continente. Assim, a expectativa de autoridades e empresas do setor automobilístico é que o importante equipamento de segurança se popularize no continente.

Por lá, aproximadamente 63% dos veículos produzidos no continente possuem ESP. No resto do mundo, este número gira em torno de 41%.

O ESP foi desenvolvido pela Bosch em 1995. O sistema usa vários sensores que checam se os movimentos do condutor no volante condizem com a trajetória que o veículo está percorrendo.

Se o sistema aponta alguma discrepância e identifica que o carro pode perder estabilidade, o ESP atua reduzindo o torque do motor para tentar reestabelecer a trajetória do veículo. Caso esta providência não resolva o problema, o sistema então começa a frear individualmente as rodas que apresentam perda de estabilidade.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.