Mundo

Erupção de vulcão causa fuga de 10 mil pessoas na Indonésia

O vulcão indonésio Sinabung voltou a entrar em erupção, gerando uma coluna de fumaça de 3 km de altura e provocando a fuga de 10.000 pessoas

Moradores fogem de nuvem de fumaça vinda da erupção do vulcão Sinabung: ocorreu uma nova erupção que foi ouvida num raio de 10 km (Sutanta Aditya/AFP)

Moradores fogem de nuvem de fumaça vinda da erupção do vulcão Sinabung: ocorreu uma nova erupção que foi ouvida num raio de 10 km (Sutanta Aditya/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 10h48.

Karo - O vulcão indonésio Sinabung voltou a entrar em erupção nesta terça-feira, gerando uma coluna de fumaça de 3 km de altura e provocando a fuga de 10.000 pessoas.

O Sinabung, situado no norte da ilha de Sumatra, entrou brevemente em erupção no domingo, lançando cinzas e rochas incandescentes sobre os povoados da zona.

Nesta terça, ocorreu uma nova erupção que foi ouvida num raio de 10 km. Uma espessa nuvem de cinzas se formou a 3 km de altura.

Cerca de 10 mil pessoas foram retiradas da região desde domingo, segundo as autoridades locais.

O vulcão, adormecido há quase um século, já havia se reativado em agosto e setembro de 2010, forçando a evacuação de 12.000 pessoas.

A Indonésia está situada no chamado "cinturão do fogo", que conta com dezenas de vulcões ativos e onde com frequência as placas tectônicas entram em colisão.

Um dos mais perigosos, o Merapi, na ilha de Java, provocou a morte de 350 pessoas depois de uma série de erupções em 2010.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaMeio ambienteVulcões

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia