Mundo

Enfermeiros podem ser tão eficientes quanto os médicos

Essa constatação pode ser de grande utilidade em países com poucos recursos e má distribuição de trabalhadores sanitários, indica o artigo da OMS


	Enfermeira: essa constatação pode ser de grande utilidade em países com poucos recursos e má distribuição de trabalhadores sanitários, indica o artigo da OMS
 (Getty Images)

Enfermeira: essa constatação pode ser de grande utilidade em países com poucos recursos e má distribuição de trabalhadores sanitários, indica o artigo da OMS (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 12h06.

Genebra - Os trabalhadores sanitários de categoria média - parteiras, enfermeiros, assistentes médicos e clínicos cirúrgicos, entre outros - realizam algumas tarefas sanitárias igual e até melhor que os médicos, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira no boletim mensal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa constatação pode ser de grande utilidade em países com poucos recursos e má distribuição de trabalhadores sanitários, indica o artigo.

"Nossas conclusões desmentem o mito que um maior emprego de trabalhadores sanitários de categoria média pode dar lugar a serviços de qualidade inferior" comentou a esse respeito a autora principal do estudo, Zohra Lassi.

Entre os exemplos mencionados está o dos partos atendidos por parteiras, entre os quais a porcentagem de episiotomias (incisão para facilitar o nascimento) e o uso de analgésicos é menor em relação aos partos nos quais trabalham os ginecologistas.

Além disso, o atendimento prestado pelos enfermeiros na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, diabetes, problemas de saúde mental e infecções por HIV é tão eficaz como a que oferecem os médicos.

Por isso, outorgar um papel mais relevante aos trabalhadores sanitários de categoria média "pode economizar dinheiro a longo prazo", comentou o diretor-executivo da Aliança Mundial de Pessoal Sanitário, Giorgio Cometto.

O estudo - o primeiro que analisa esta questão em profundidade - não sugere a substituição dos médicos por trabalhadores sanitários de categoria média, mas existem tarefas que estes últimos desempenham "igual ou melhor" que os médicos, explicou. 

Acompanhe tudo sobre:MédicosOMS (Organização Mundial da Saúde)Saúde

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana