Mundo

Energia: Brasil tem demanda recorde em 2010

Retomada do crescimento econômico foi o principal motivador da forte alta de 8,3% na média mensal em relação a 2009

País teve um consumo médio mensal de 56.577 megawatts em 2010. Indústria apresentou a maior taxa de crescimento, 11,0%. (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

País teve um consumo médio mensal de 56.577 megawatts em 2010. Indústria apresentou a maior taxa de crescimento, 11,0%. (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 14h28.

São Paulo - O Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou, em 2010, um consumo médio mensal de 56.577 megawatts (MW), com crescimento de 8,3% em relação ao verificado em 2009, segundo boletim divulgado nesta quarta (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa foi a maior carga da série histórica já demandada pelo país.

O resultado é justificado pela retomada do crescimento econômico, após a crise internacional que se refletiu em um consumo energético praticamente estagnado no ano anterior.

Outros fatores que influenciaram o comportamento da carga foram a retomada do crescimento da indústria, a melhoria da renda e a ocorrência de temperaturas elevadas, acima da média histórica, durante os primeiros meses do ano.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) citados pelo ONS mostram que o consumo de energia elétrica voltada para uso residencial e comercial apresentou crescimentos positivos de 6,5% e 6,2%, respectivamente.

Mas foi o consumo industrial que apresentou a maior taxa de crescimento, 11,0%. As maiores altas foram observadas nos setores de veículos automotores (26,7%), de máquinas e equipamentos (29,2%) e de metalurgia básica (21,5%).

O aumento de consumo ocorreu em todas as regiões brasileiras. A taxa de crescimento anual do Sul em relação ao ano anterior foi de 6,5%. No Norte, a alta em relação ao ano anterior foi de 7,1%.No Nordeste, de 8,5%. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste responderam por 60% do consumo, com um incremento de 8,9. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump